sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia da avó

Oba, dia da avó! Bem que Dan poderia apressar e vir de presente para as dele. Mas enquanto ele decide eu falo das minhas.

Vó Lila é uma doçura só, com seus olhinho azuis e seus vestidinhos bem de vozinha mesmo, encanta. Tem cheiro de bolo igual os que ela faz, aqueles com uma casquinha inconfundível, meus favoritos! A mãe do meu pai. Teve dois filhos apenas, o já citado e tia Karla. Sete Netos e cinco bisnetos, dois ainda não nascidos.

Vó Dan é uma figura. Amável como a outra, mas seu destaque é o humor e a força que tem. Me faz rir com cada história, tudo vira piada. Gaiata que só ela! Inteligente, maravilhosa. Mãezona, pariu nove filhos, teve uma cesárea e, achando pouco adotou dois bebês, meus tio mais novos. E já que "onde cabe um cabem dois" minha mãe e meus tios ainda ganharam um irmão na adolescência, um já adolescente que sem dúvida é mais um tio pra mim! Os netos perco as contas e os bisnetos, por enquanto são meu Bê e mais dois que nascem esse ano!

Apresentadas minhas "vós" deixo-lhes, nas palavras da minha mãe, ilustre convidada de hoje, o que é ser uma avó:

"Dia da avó

No dia dos avós uma paradinha no tempo para pensar o “SER AVÓ”.

Avó surpresa, avó susto
Avó silêncio, discurso
Ansiedade, alegrias
Desejos meus realizados nos seus
Avó exagero, avó intromissão
Mimo, colo, devoção
Avó no frio, calor
Presentes fora de hora
Avó, moça ou senhora
Não existe no dicionário
Ou mesmo em anotação
O significado do vocábulo avó
Mas certamente nos acordes
Nos versos do coração
Avó é amor maior
Melodia única
Notas que se completam
Um neto, dois, três
Quanto mais, melhor
Mais sentimento
Organização de sons e silêncio
Inexplicável tom

Ser avó."

Lis Gomes


Laís Dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário