sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quem nasceu primeiro, o peito ou a chupeta?

Em primeiro lugar, quero deixar claro que não tenho nada contra os pais que dão chupeta aos seus filhos. Sou contra A CHUPETA, não contra as mães, nem os bebês que fazem uso da mesma. Agora assumo, não consigo curtir foto de bebê de chupeta nas redes sociais. É mais forte do que eu! 

O possível "lado bom"de usar a chupeta é que ela, supostamente, acalma o bebê, satisfazendo sua necessidade natural de sucção e, provavelemente, o fazendo dormir melhor, permitindo que a mãe descanse. Mas isso não garante que a real necessidade do bebê seja correspondida. Será que ele só quer sugar algo? Será que ele só te quer por causa do peito, mãe? Creio que não! imagina querer um colinho, um aconchego, calor, cheirinho de mainha e receber um "calaabocadeborracha".

A chupeta, assim como a mamadeira, é uma mania social, um engano geral. A impressão que se tem é que os bebês (ou seriam os pais) não podem viver sem ela. Dizer que não usamos chupeta sempre causa espanto e olhares de piedade. Sempre ouço que sou louca ou corajosa, mas apenas tive um pouco de informação e decidi dar ao meu filho o que tenho de melhor. 

Sobre os males que a emborrachada pode causar...

Desmame precoce (esse me dá calafrios), má formação na arcada dentária, prejuízos respiratórios, infecções de ouvido, rinites ou amigdalites, verminoses, candidíase oral etc.

Não vou me desdobrar em explicações de tudo de ruim que bicos artificiais têm a oferecer pra nossos filhos, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) já fez isso aqui e quem sou eu perto deles??? AVISO: Após a leitura você poderá passar a desconfiar que o pediatra do seu filho comprou o diploma (não entendo médicos que não orientam quanto a isso)!

Repetindo, não sou contra os pais que decidem por dar chupeta (e mamadeira) aos filhos, mas afirmo que, para a maioria dos bebês (alguns casos específicos têm necessidade de fazer uso desses objetos) é desnecessário. Cabe aos responsáveis observarem se a necessidade do cuidador supera todos esses riscos.

Por favor, por favor, não pense, nem diga "eu chupei chupeta e não tive nada disso!" ou "meu filho chupou e não morreu!" Acho mesmo que não vale arriscar!

Por fim, declaro minha insatisfação com a expressão "está te fazendo de chupeta", afinal, um bebê mamífero de qualquer espécie nasce sabendo mamar e sequer saberá o que é uma chupeta a menos que lhe deem uma. Se meu filho passa o dia pendurado em mim, mama sem parar e não me deixa dormir, fazer cocô ou comer, ele está me fazendo (apenas) de mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário